Acessórios do Analisador TRZ®

PiezoHolder®

O PiezoHolder é um acessório opcional para facilitar o teste de cerâmicas piezoelétricas com o Analisador TRZ® para a detecção de trincas internas, controle de qualidade e eventual reaproveitamento de cerâmicas usadas. Ele fornece segurança sobre a integridade mecânica do elemento piezoelétrico.

  • Acessório PiezoHolder do Analisador TRZ®.

  • 1
  • 2

Cerâmicas piezoelétricas são o principal elemento de transdutores e conversores ultrassônicos e responsáveis pela conversão de energia elétrica em ondas ultrassônicas e vice-versa através do efeito piezoelétrico. Trincas, mesmo que internas e minúsculas, causam aquecimento, perdas, variações na frequência e reduzem a vida útil drasticamente.

Piezoceramica aprovada pelo Analisador TRZ Piezoceramica com trinca detectada pelo Analisador TRZ
Curva de uma cerâmica sem trincas e de uma com trinca interna. A presença de trinca é facilmente identificada pelas ressonâncias espúrias.

A presença de trinca na cerâmica quebra a simetria de vibração, permitindo a ocorrência de modos adicionais, que são detectáveis com o uso do Analisador e Software TRZ® como mostrado na figura acima. O julgamento é visual e baseado nas curvas. Saiba mais.

Especificações técnicas:
Piezocerâmicas mensuráveis
Geometrias: Anéis e discos
Diâmetro mínimo: 20 mm.
Diâmetro máximo:60 mm.
Espessura mínima:2 mm.
Espessura máxima: 8 mm.
Calibration Kit

O teste funcional do Analisador TRZ® pode ser realizado facilmente utilizando o Calibration Kit. Esse acessório é particularmente útil para aplicações críticas quando testes funcionais rotineiros são necessários, por exemplo, no controle de qualidade de equipamentos médicos. O Calibration Kit consiste em um ressonador padrão de 100 kHz e em um resistor de precisão de 10 kΩ ± 0,1%.

  • Calibration Kit.

  • 1
  • 2

Dependendo da aplicação e do sistema de gestão de qualidade do cliente, pode-se enviar o Calibration Kit para ser calibrado em vez do Analisador TRZ®. Calibrar o Calibration Kit é geralmente mais barato do que calibrar o Analisador TRZ®, além de se evitar a ausência do equipamento durante o período da calibração.

Especificações técnicas
Parâmetro
Resistência (R): 10000 Ω ± 10 Ω.
Frequência de ressonância (Fr):101,5 kHz ± 4,5 kHz.
Impedância na ressonância (|ZFr|):≥ 5,00 kΩ.
Frequência de antirressonância (Fa): 94,5 kHz ± 2,5 kHz.
Impedância na antirressonância (|ZFa|):≤ 500 Ω.
Fator de qualidade mecânico (Qm):≥ 20.

Nota importante: A acurácia e precisão do Analisador TRZ® são superiores às incertezas do Calibration Kit, sendo possível calibrar o Analisador TRZ® com alta precisão e acurácia aplicando um frequencímetro calibrado e uma década resistiva como descrito no manual do equipamento no tópico 6.5 (Aferição, ajuste e teste funcional), página 31.

Parâmetros do Calibration KitResultados do Cabration Kit

O Software TRZ® possui os critérios do Calibration Kit pré-programados, é só conectá-lo, executar o teste e ver se todos os resultados no software estão em verde, como ilustrado na figura acima.

Folder TRZ®

Saiba mais sobre o Analisador TRZ®. Ele proporciona uma ótima relação custo-benefício e excelente retorno do investimento.

Teste de piezocerâmicas para detecção de trincas.

TRZ Manual
Saiba como testar cerâmicas piezoelétricas para detectar trincas internas.